domingo, 27 de abril de 2014


FIQUE DE OLHO: OS FATOS
DO COTIDIANO DESMENTEM A PROPAGANDA OFICIAL


Homem é morto em Bayeux durante a madrugada


A vítima ainda não foi identificada.

 
Na madrugada deste sábado (26) um homem foi morto a tiros em Bayeux. A vítima ainda não foi identificada.

Testemunhas contam que um homem chegou ao local em um carro azul, efetuou os disparos e fugiu em seguida.
Da Redação

FIQUE DE OLHO: OS FATOS DO COTIDIANO DESMENTEM A PROPAGANDA OFICIAL


Jovem é assassinado com quatro tiros na cabeça no Valentina de Figueiredo


Ele foi vítima de dois homens que se aproximaram em uma motocicleta. Crime ocorreu na manhã deste domingo (27).

Um jovem, ainda não identificado, foi assassinado, na manhã deste domingo (27), no conjunto Monsenhor Magno, no Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. De acordo com informações de testemunhas, ele parou na esquina de uma das ruas do bairro e ficou por alguns minutos falando ao telefone celular. Em seguida, dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram vários disparos.

De acordo com informações da polícia, a vítima sofreu quatro perfurações de balas de revólver, calibre 38. Todos os tiros atingiram a cabeça. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.

O corpo foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) da Capital.
Da Redação
WSCOM Online

MAIS UM TRISTE ATO DO GOVERNO QUE FRUSTROU OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Neste momento insólito, diria inacreditável, pois tomado de um sentimento de inédita frustração, me sento para escrever de forma humilde, porém agudamente sentida, a decepção que eu e todos os que fazemos o Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado da Paraíba estamos tomados e violentamente golpeados, com mais um ato de ínfima excrescência e de enfrentamento sórdido, pequeno, vingativo e de tentativa de desacreditar os militantes dos Direitos Humanos no Estado da Paraíba, qual seja, o de nomeação do Advogado Mário Júnior para Ouvidor de Polícia do Estado da Paraíba, a pedido do próprio nomeado, que almeja ser mais tarde, Corregedor Geral das Polícias, com desconhecimento da lista encaminhada pelo Conselho Estadual.
O ato é de retaliação à independência do CEDHPB, que autônomo na literalidade da palavra, composto de membros forjados na luta e que não se vergam aos caprichos do Governo ao exigirem do mesmo apenas o seguinte: UM PROJETO  DE GOVERNO DE SEGURANÇA PÚBLICA, UM PROJETO DE GOVERNO DE RESSOCIALIZAÇÃO; UM PROJETO DE GOVERNO DE SEGURANÇA PARA AS MULHERES, APURAÇÃO DE AUTORIAS DE CRIMES QUE TEM REPUGNADO A CONSCIÊNCIA MORAL PARAIBANA, FORNECIMENTO DE REMÉDIOS DE USO CONTINUADO, COMBATE À PERSEGUIÇÃO NO SEIO POLICIAL E PUNIÇÃO DOS  ARDENTES CHEFES TRUCULENTOS, APURAÇÃO SÉRIA DAS TORTURAS DENUNCIADAS NAS ENTRANHAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO SOB SUA CHEFIA.
Todavia, a nomeação de Mário Júnior como ouvidor, vilipendiando a lista tríplice escolhida com apuro rebuscado pelo CEDHPB, após cinco meses de vacância do cargo, preenchendo o vácuo da Ouvidoria de Polícia com alguém que lhe  suplicou pelo cargo, demonstra de forma incontroversa, que esse governo se agachou e de cócoras, numa covardia extrema e abjeta, preferiu premiar brutamontes que prenderam ilegalmente Conselheiros Estaduais de Direitos Humanos de notória reputação e reconhecida atuação valorosa, promovendo-os para cargos de mais destaque na sua administração. Esse governo optou por premiar policiais que atuaram no caso da menina Fernanda Éllen de forma sofrida e incompetente, somente para desmoralizar membros dos direitos humanos que discordavam da forma como as investigações eram conduzidas e cujo episódio teve desfecho doloroso e descoberto graças à própria família.
O governo de quem esperávamos o choque nos encaminhamentos do respeito á dignidade humana, não “engole” nossas cobranças para que sejam mostrados os algozes da menina REBECCA, cujo aparelho policial  inábil e incapaz, permite que um crime de lesa pátria permaneça com seus sicários soltos e livres. O governo das mudanças não possui nenhum pudor em aceitar como fato o maior dos vexames, a mais doída das nódoas encasquetadas em governos conservadores e de direita, persevere com mais força, mais audácia, mais atrevimento em seu mandato, a chocante, terrível e degradante revista íntima, que sem eleger suspeitas, submetem crianças de tenra idade, jovens e idosas avançadas nos anos, despidas, com suas partes íntimas depiladas, pois orientadas adredemente, se acocorem várias vezes em frente ao um espelho, arreganhe suas partes mais pudendas, para que agentes penitenciárias constrangidas, possam  enxergar os seus interiores, que deviam ser só seus e assim, diante do massacre moral, realizar com maestria a sua revista íntima..
Ditatória e intransigente, o stablishiment estabelecido desmoralizou os instrumentos investigatórios, nomeia para investigar denúncias de torturas perpetradas nas suas masmorras e enxovias, pessoas cuja formação é de enfrentamento ao condenado, de ódio àqueles que se encontram encarcerados e que apesar disto, podem sim ser vítimas de todos os tipos de sevícias, levando-as a inocentarem desapiedados suspeitos de torturas de forma antecipada, com prejulgamentos prontos, combinados e acabados,  de maneira que, não acreditamos em suas comissões de sindicância.

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos não vai se calar e esse ato déspota e tirano, ao contrário de intimidá-los, despertará em todos o desejo de lutar, de denunciar e com destemor, apontar as grandes falhas, as grandes culpas, os infames erros de uma administração que destila ódio e pratica ignomínias inqualificáveis visando o recuo, a intimidação e acovardamento dos que não se dobram  à sua pertinácia , à sua cólera, aversão e  antipatia aos que ousam defender os direitos humanos neste Estado que deve ser plural, sem mandatários e donatários, mas de todos os paraibanos.

CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DA PARAÍBA
(Rua maximiniano de Figueiredo, S/N, Ed. Bonfim, Salas 3023/204, centro, João pessoa-PB)


NOTA PÚBLICA DE NÃO RECONHECIMENTO


O CONSELHO ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DA PARAÍBA – CEDHPB vem publicamente se manifestar sobre a nomeação do Bel. Mário Júnior para o cargo de Ouvidor de Polícia da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado da Paraíba pelo Governador do Estado da Paraíba, Sr. Ricardo Vieira Coutinho, no sentido de não reconhecimento do nome, que não provém da lista tríplice apresentada pelo CEDHPB ainda no mês de setembro de 2013. Na verdade, o CEDHPB não desabona o nome do Bel. Mário Júnior, não sendo a questão aqui posta de natureza pessoal, mas simplesmente, institucional, haja vista que a ausência de diálogo e os repisados episódios de desrespeito por parte desse governo ao CEDHPB e às causas referentes às violações aos Direitos Humanos têm sido a tônica dessa gestão. Infelizmente, conforme exposto pelo próprio Ouvidor de Polícia, na reunião com o CEDHPB realizada em 25.04.2014, a escolha de seu nome pelo Governador, após a vacância do cargo por sete meses, negligência esta que causou um desserviço à população paraibana e aos próprios policiais vítimas de abuso de autoridade por parte de seus superiores, ocorreu pelo critério da pessoalidade, devido a projetos pessoais expostos pelo próprio Bel. Mário Júnior, de um dia se tornar Corregedor da futura Corregedoria Única, não tendo sido o retorno ao cargo de Ouvidor de Polícia o seu projeto principal. Infelizmente, o CEDHPB entende que a indicação não possui a legitimidade necessária, já que o nome não partiu da sociedade civil, das organizações e militantes de Direitos Humanos e por isso, posiciona-se pelo não reconhecimento da referida nomeação.

João Pessoa, 27 de abril de 2014.
João Bosco Francisco do Nascimento
Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos - CEDHPB


João Pessoa, 27 de abril de 2014.
João Bosco Francisco do Nascimento
Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos - CEDHPB