quinta-feira, 22 de novembro de 2012



CEDHPB – CONSELHEIROS PARTICIPAM DE EVENTOS

O Conselheiro dos Direitos Humanos do Estado da Paraíba e Procurador da República Duciran Farena se encontra em Brasília participando de compromissos profissionais, no entanto, manteve contato dom o Deputado Federal Domingos Dutra, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o qual é o promovente do Seminário Para Levantamento e Avaliação de Propostas Para o Sistema Carcerário, com om fito de avaliar se as propostas contidas no relatório da CPI do Sistema Penitenciário do ano de 2008 foram implementadas.
Na oportunidade Duciran Farena tratou com o parlamentar acerca da situação do sistema carcerário da Paraíba, tendo o deputado se mostrado interessado no assunto.
O seminário acontecerá no próximo dia 27 de novembro de 2012, a partir das 09h00, no plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

PROPOSTAS

Já confirmaram suas participações no evento os conselheiros Pe. Bosco e Guiany e possivelmente também o Conselheiro Marinho Mendes, os quais apresentarão a proposta concreta, como deseja o promotor do seminário, no tocante a envolver e comprometer o Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN e o Ministério da Justiça com o cumprimento do Plano Diretor do Sistema Carcerário, com o repasse de recursos, além da distribuição durante o evento dos relatórios do CEDHPB relativos ao Sistema Penitenciário Paraibano, divulgando os fatos e a realidade ocorrentes, a exemplo de MILITARIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS, “CHAPÕES”, PRISÃO DE CONSELHEIROS, MAUS TRATOS, TORTURAS, FALTA DE UM PLANO ESTADUAL DE RESSOCIALIZAÇÃO, dentre outras demandas.


PARTICIPAÇÃO DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA FEDERAL

Hoje à tarde, a Conselheira Estadual dos Direitos Humanos e Ouvidora de Polícia VALDÊNIA LANFRANCHI, participou de uma audiência na Câmara Federal que tratou sobre GRUPOS DE EXTERMÍNIO, notadamente do extermínio de crianças e adolescentes, como sempre, Valdênia participou ativamente do debate e colocou para os presentes a situação da Paraíba.

O CEDHPB DENUNCIARÁ EM TODOS OS ESPAÇOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS A SITUAÇÃO CAÓTICA DO SIsTEMA CARCERÁRIO

É missão e compromisso do Conselho Estadual dos Direitos Humanos da Paraíba denunciar em todos os foros a situação caótica porque passa o Sistema Penitenciário Paraibano, talvez a situação mais complicada porque já passou o sistema em todos os tempos.
São problemas inaceitáveis que estão ocorrendo, chamando a atenção de todos a MILITARIZAÇÃO DO SISTEMA, fenômeno que consiste no treinamento militar dos novos agentes penitenciários, com destaque para a doutrina da repressão contra os presidiários, o que tem levado à revolta e quebra de alguns estabelecimentos penais na Paraíba.
Os “CHAPÕES”, masmorras da Idade Média, as solitárias que matam, sendo eles cubículos estreitos, pequenos, sem asseio, insalubres, com insetos, alguns sem banheiros, escuros, cuja porta é uma grossa chapa de ferro, com abertura para apenas um prato de comida que após entregue o espaço é fechado , de forma que durante o dia “OS CHAPÕES” são saunas e à noite se transformam os “CHAPÕES” em geladeiras.
Mas o sistema encontra-se sem projetos de ressocialização, nada nesse sentido existe, além das denúncias de maus-tratos e denúncias que aumentam a cada dia. Tudo isto será denunciado em todos os espaços, aqui e lá fora, é uma diretriz do CEDHPB.

O CONSELHO PENITENCIÁRIO DO ESTADO DA PARAÍBA

O Conselho Penitenciário do Estado da Paraíba é um órgão consultor e fiscalizador da execução da pena, cabendo-lhe propor o benefício do livramento condicional, inspecionar presídios, supervisionar os patronatos, elaborar resoluções, podendo promover diligência pra verificar o cumprimento de diligências, verificar o cumprimento das condições impostas aos liberados, visitar estabelecimentos penais dentre outras.
Atualmente compõem o Conselho Penitenciário do Estado da Paraíba, que é composto de nove membros, as seguintes pessoas: Presidente: Ivo Sérgio Borges e membros o Médico Psiquiatra Thiago Castro Formiga, os Advogados Abelardo Jurema neto e Antonio Machado Filho, as pessoas de Valéria Maria Ramos Lopes, Rogério Gouveia de Souza e Laurimá Firmino da silva, além do Procurador da República Roberto Moreira de Almeida e o Promotor de Justiça Nilo de Siqueira da Costa Filho, no entanto, creio que nenhum paraibano conheça esta composição e somente alguns sabem da existência desse colegiado.
O mandato termina em 12 de dezembro de 2012.

O CONSELHO ESTADUAL DE COORDENAÇÃO PENITENCIÁRIA

Este sinédrio é um órgão deliberativo de nível de direção superior d Secretaria da Administração Penitenciária e é de natureza consultiva, competindo-lhe tomar conhecimento dos problemas penitenciários, elaborar planos, projetos e programas para reintegrar o sentenciado ao convívio social e de reforma penitenciária a serem custeados com recursos oriundo do Fundo de Recuperação dos Presidiários – FRP -  e de reforma penitenciária, além de firmar convênios com empresas e instituições públicas e privadas, para proporcionar cursos profissionalizantes para apenados
O Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária, segundo o sítio da internet da referida secretaria, consta como integrantes as seguintes autoridades:
Presidente: Dr. José Alves Formiga e como membros o Juiz das Execuções Penais Carlos Martins Beltrão Filho, o Promotor de Justiça Nilo de Siqueira Costa Filho, Cel. José Cláudio do nascimento, Gerente do Sistema Penitenciário e Thiago de Castro Formiga, representante do Conselho Penitenciário, Professor Antonio de Almeida Cavalcante.
E agora! Quem conhece esse conselho e o que ele já produziu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário