quarta-feira, 22 de maio de 2013


1ª Semana Nacional dos Povos Ciganos teve início nesta segunda (20)


Teve início nesta segunda-feira (20), em Brasília, a I Semana Nacional dos Povos Ciganos. Promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), o encontro reúne cerca de 300 lideranças ciganas, representando 19 estados e o Distrito Federal. A programação inclui plenárias, oficinas, prestação de serviços, apresentações artísticas, entre outras atividades.
O Secretario Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Biel Rocha, e o Ouvidor Nacional dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) participaram da abertura do encontro, que ocorre na Granja do Torto, e segue até esta sexta-feira (24).
O Objetivo do evento é fortalecer a organização e participação dos povos ciganos nas discussões sobre políticas públicas, valorizar e dar visibilidade à diversidade da sua cultura e ampliar a interlocução das lideranças tradicionais ciganas com o Estado brasileiro.
Povos Ciganos – Estima-se que há mais de meio milhão de ciganos no Brasil. De acordo com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011 foram identificados 291 acampamentos desses povos, localizados em 21 Unidades da Federação. Os estados com maior concentração são: Minas Gerais (58), Bahia (53) e Goiás (38). Os municípios com 20 a 50 mil habitantes apresentam mais alta concentração de acampamentos.
Desse universo de 291 municípios que declararam ter acampamentos ciganos em seu território, 40 prefeituras afirmaram que desenvolvem políticas públicas para o segmento, o que corresponde a 13,7% dos alojamentos.
I Semana Nacional dos Povos Ciganos
Local: Granja do Torto
Data: Até 24 de Maio
Hora: 09h

Nenhum comentário:

Postar um comentário