quinta-feira, 16 de maio de 2013


Conanda e SDH lançam Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes


O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançaram nesta quarta-feira (15), em Brasília, o novo Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação foi anunciada durante solenidade em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de  Crianças e Adolescentes.      
Segundo a ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, a ação fortalece a rede de proteção às crianças e adolescentes. “Existe um movimento de conscientização crescente, e nós estamos movendo uma mudança cultural muito importante, unindo políticas públicas e boas práticas na proteção às crianças e adolescentes”.        
O Plano está dividido em 5 eixos: Prevenção; Atenção; Defesa e Responsabilização; Protagonismo (Participação);  Comunicação e Mobilização Social; Estudos e Pesquisas.   
Durante o encontro, a Caravana Siga Bem, ação itinerante de responsabilidade social, apresentou a peça teatral “A Linda Rosa. A peça, encenada por caminhoneiros que trabalham na Caravana, conta a história de uma garotinha que queria ser trapezista de circo e, de repente, se vê enganada por um mágico que a explora sexualmente, o desfecho da história é mudado à partir de uma denúncia ao Disque Direitos Humanos, Disque 100.       
A ministra Maria do Rosário, lembrou que a divulgação do Disque 100 , serviço de utilidade pública da SDH/PR,  está entre as principais ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. De janeiro a abril de 2013, o Disque 100 recebeu 46.111 denúncias, o que representa 35% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior.
A estimativa é que mais de 3 mil municípios em todo o país participem de mobilizações em torno do dia 18 de maio, que incluem palestras, workshops e caminhadas. As ações são realizadas pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com apoio da SDH/PR e organizações da sociedade civil.
Prêmio - Durante a solenidade foram apresentados os agraciados pela 3º edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A premiação é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.
Confira abaixo a relação dos contemplados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário