sexta-feira, 19 de outubro de 2012


16/10/2012 13h04 - Atualizado em 16/10/2012 14h45

Relatório aponta venda de drogas e prostituição em aldeia indígena na PB

Relatório foi feito com participação do Ministério Público Federal na Paraíba.
Problemas foram encontrados em aldeia no município de Marcação.

Do G1 PB
Comente agora
O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, por meio do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), constatou problemas graves de segurança e precariedade nas instalações públicas na aldeia indígena potiguara Brejinho, na cidade de Marcação, Litoral Norte da Paraíba. A visita aconteceu na última quarta-feira (10), mas o relatóriorecomendando intervenções por parte do poder público só foi divulgado no final da tarde da segunda-feira (15). A averiguação do MPF se deu após a morte do cacique Geusivam Silva de Lima, assassinado em julho deste ano.
De acordo com o MPF na Paraíba, após ouvir os indígenas que habitam a aldeia, foi informado que funciona no local um ponto de venda de drogas e o efetivo policial destacado para a segurança das 32 aldeias potiguaras seria insuficiente. Além de problemas de segurança, o MPF encontrou denúncias de exploração da prostituição, de desmatamento e irregularidades na construção da obra de uma futura escola indígena.
A conselheira do CEDH, Laura Berquô, explicou que a maior parte dos problemas está ligado ao pouco policiamento nas aldeias. “Foram feitas várias queixas pelos caciques. Segundo a população indígena, a falta de rondas no local tem facilitado o tráfico de drogas e a prostituição. No caso do cacique Geusivam, os familiares nos contaram que essa questão vem colocando em risco os próprios familiares, porque já se descobriu o suspeito, mas ele não foi preso. Reclamam do andamento do inquérito da Polícia Federal”, completou.
Visita do CEDH a aldeia flagrou área desmatada após incêndio criminoso (Foto: Divulgação/MPF-PB)Visita do CEDH a aldeia flagrou área desmatada
após incêndio criminoso (Foto: Divulgação/MPF-PB)
A construção, de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado, foi iniciada há três anos, mas está abandonada, conforme o Ministério Público Federal. Como resultado da visita, o MPF emitiu recomendações a diversos órgãos entre eles a Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba, Sercretaria de Educação do Estado, Ibama e polícias Civil, Militar e Federal, para que os problemas encontrados sejam corrigidos.
Sobre a morte do cacique Geusivam Silva de Lima, o procurador da República e membro do CEDH, Duciran Farena, assegurou ouviu dos familiares da vítima relatos de circunstâncias que indicam estarem sujeitos a risco de morte, afirmando que os suspeitos pelo crime ainda se encontram em liberdade. A morte do cacique segue sob investigação em inquérito na Polícia Federal.
Segundo MPF, construção de escola da aldeia Brejinho se encontra abandonada (Foto: Divulgação/MPF-PB)Segundo MPF, construção de escola da aldeia Brejinho se encontra abandonada (Foto: Divulgação/MPF-PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário